Manaus, 21 de Agosto de 2017
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

Gestores de TI do Governo do Estado terão acesso a novas ferramentas de inovação tecnológica

A empresa Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam) irá promover nesta quinta-feira (27), o 1º Workshop de Inovação Tecnológica (InovaTI). Com o objetivo de apresentar soluções inovadoras na área de Tecnologia de Informação e Comunicação, destinadas aos órgãos do Governo do Estado. O evento será realizado no auditório do Centro de Treinamento da Prodam, a partir das 15h.

 Técnicos e gestores de TI das secretarias estaduais e demais órgãos vinculados ao Governo conhecerão novas ferramentas que atendem aos princípios da política de inovação tecnológica, adotada pelo Governo do Estado, conforme salienta o diretor presidente da Prodam, Tiago Paiva. “Gerenciamos mais de cem tipos de sistemas e serviços, em diferentes áreas da administração pública estadual – trânsito, educação, saúde, segurança, entre outros. Neste sentido, nosso papel é buscar e criar novas soluções que assegurem desempenho eficaz aos processos de TI”, ressalta.

 Tiago Paiva adianta que, no primeiro InovaTI, os participantes irão conhecer dois novos sistemas adotados pela Prodam, para facilitar a vida dos usuários, e que já estão disponíveis para utilização pelas secretarias estaduais – o Desktop Virtual e o sistema de Gerenciamento de Senhas com Cpassman. Entre as novidades, Paiva destaca a inovação do chamado Desktop Virtual. “Esta ferramenta representa a quebra de paradigmas e apresenta um novo modelo de negócio, pois amplia as possibilidades de utilização do computador e gerenciamento de informações”, afirma.

 O líder de Inovação Tecnológica da Prodam, Claudemir Ivan Gomes, explica que o Desktop Virtual é uma nova ferramenta de software livre que permite a virtualização da área de trabalho dos ambientes de Windows e Linux, simultaneamente. “O usuário pode acessar, de qualquer dispositivo móvel, a sua máquina virtual, que terá os dados armazenados nos servidores da Prodam, com 100% de confiabilidade”, simplifica.

 Uma das principais vantagens do Desktop Virtual é a capacidade de armazenamento de dados no data center da Prodam, independente da capacidade de armazenamento do dispositivo móvel que seja utilizado para acessar o banco de dados – notebook, iPad, computador, telefones, etc. Outro benefício é que o Desktop Virtual pode ser acessado de qualquer lugar do Brasil e do mundo, bastando que o usuário tenha acesso à internet. Os detalhes da nova ferramenta serão tema da primeira palestra do InovaTI, que será ministrada por Claudemir Gomes.

O programador e pesquisador do Grupo de Inovação Tecnológica da Prodam, Milton Lima, irá apresentar aos participantes o sistema de Gerenciamento de Senhas com Cpassman, outra nova ferramenta adotada pela Prodam. O Cpassman é um sistema dedicado ao gerenciamento de senhas de forma colaborativa e centralizada. Tem como objetivo fornecer acesso fácil a códigos de acesso restrito, para pessoas autorizadas, dentro de uma rede de usuários.

Por Adyam  Litaiff – Três Comunicação.