Manaus, 27 de Abril de 2017
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

Cidadão terá acesso à internet sem fio, nos PACs da cidade

O Diretor Presidente da PRODAM, Tiago Monteiro de Paiva e a Ouvidora Geral do Estado, Zanele Teixeira, assinam o termo de cooperação técnica.

A população terá acesso gratuito à internet banda larga, com tecnologia wireless (sem fio), em cada um dos seis PACs – Pronto Atendimento ao Cidadão, localizados em Manaus. A ação é resultado de uma parceria fechada entre a empresa Processamento de Dados Amazonas S/A (PRODAM) e a Ouvidoria-Geral, órgãos do Governo do Estado. O serviço estará em pleno funcionamento, até o fim de novembro.

Os primeiros PACs a receberem a rede de internet banda larga, sem fio, serão as unidades de Educandos e do Porto, no Centro da cidade. Os PACs São José, Compensa, Alvorada e Cidade Nova também terão o sistema instalado, nos próximos 45 dias. A partir da instalação da rede, os usuários poderão ter acesso gratuito à internet sem fio, através de seus dispositivos móveis de comunicação – celular, notebook, tablets, entre outros.

O diretor presidente da PRODAM, Tiago Paiva, explica que a iniciativa faz parte do projeto “Amazonas Digital”, desenvolvido pelo órgão, com a missão de promover a inclusão digital junto às populações sem acesso aos recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação. “Além de servir às secretarias de Governo, fornecendo tecnologia de ponta para o funcionamento de inúmeros serviços, a PRODAM também tem esse novo papel de levar internet à população”, ressalta.

A ouvidora-geral do Estado, Zanele Teixeira, frisa que o cidadão terá mais uma oportunidade de se inserir no mundo digital, benefício que poderá ser bastante explorado nas regiões mais populosas da cidade, como é o caso da Zona Norte, onde o PAC Cidade Nova está em funcionamento. Ela observa que o serviço irá ampliar os esforços da Ouvidoria neste sentido. O órgão já disponibiliza, nos PACs, curso básico de informática, como parte do seu programa de Inclusão Digital que já promoveu a formação de mais de 7 mil pessoas.

O convênio de cooperação técnica entre as instituições foi assinado na última sexta-feira (14), no PAC Cidade Nova. Pelo novo convênio, a PRODAM irá disponibilizar, nos PACs da capital, hotsposts públicos, utilizando-se da tecnologia wireless, com acesso gratuito à internet em banda larga, com uma velocidade mínima de 2 Mbps. Tiago Paiva frisa que, neste momento, os técnicos da PRODAM estão empenhados na instalação da infraestrutura tecnológica que permitirá o uso da rede nos PACs.

O diretor adianta, ainda, que a PRODAM também já está realizando estudos de viabilidade técnica que deverão resultar no acesso à internet, sem fio, também em delegacias e em escolas da rede pública, na próxima fase do Projeto “Amazonas Digital”.

Por Adyam  Litaiff – Três Comunicação